Casa Vamos Ler: Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Teatro da Pedra

Sposati, Camila

Avise-me quando disponível

Disponibilidade:

Produto Esgotado.

Sinopse

Convidada para a III Bienal da Bahia, em 2014, a artista plástica Camila Sposati decidiu criar para a mostra uma complexa estrutura que chamou de Teatro Anatômico da Terra. Teatro, porque a construção de madeira se baseava na forma de uma pequena arena circular, com o palco no centro e, em torno, os lugares para a audiência assistir às apresentações cênicas.
Anatômico, porque se referia na forma e no conceito aos anfiteatros renascentistas onde se começou a praticar, diante de olhares curiosos e estupefatos, a dissecação de cadáveres humanos e animais.
Teatro Anatômico da Terra, porque não foi erguido sobre o solo, como são habitualmente construídos os teatros, mas foi escavado no chão, até uma profundidade de quase seis metros, nos fundos de uma casa colonial em ruína, em Itaparica, ao lado de Salvador.
Ou seja, Sposati não pretendeu criar apenas um espaço para experiências teatrais, mas também e sobretudo uma estrutura que levasse o público a deixar a superfície do mundo e descer, literalmente, ao fundo imemorial das entranhas da Terra.
O buraco é uma imagem e também um vácuo que nos faz questionar e sentir um pertencimento à Terra, a experiência de estar vivo, à vitalidade, explica a artista, neste livro fascinante, que registra a longa e conturbada história da construção do teatro, cujo projeto foi iniciado muito longe da Bahia, em pesquisas feitas por Sposati no Turcomenistão, a partir de buracos produzidos pela natureza e também pela exploração do homem, na era soviética.
O Teatro Anatômico da Terra propõe uma encenação do drama do Moderno a partir de cada um de seus atos: camadas geológicas, arqueologia da espécie e da civilização, aumento brutal da escala, erupção de um novo tempo no espaço e, sob a perspectiva bergsoniana, o confronto com o vazio e a necessidade de outra forma de energia capaz de preenchê-lo, escreve o crítico e curador Marcelo Rezende.

Ficha Ténica

Editora: ILUMINURAS

Especialidade: TEATRO/CIRCO

ISBN: 9788573215410

Páginas: 0112

Ano: 2017

Edição: 1

Encadernação: Capa comum

Entrega para todo o Brasil

Parcele em até 6x sem juros

Compras com Segurança Total