Casa Vamos Ler: Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.

"1970": Arte e Pensamento

Chagas, Pedro Dolabela

Avise-me quando disponível

Disponibilidade:

Produto Esgotado.

Sinopse

O título do livro de Pedro Dolabela atua como um ponto de referência para o corte epistêmico que ainda ocorre no universo das artes. Os critérios de análise por ele utilizados expressam esse corte e surgem da avaliação da transformação das artes e do mundo em que elas são produzidas. Tudo isso é articulado não de um ponto de vista negativo e apocalíptico, muito comum nas teorias do fim do século XX, mas por meio da tentativa consciente de pensar além da polaridade valorativa, característica de uma ontologia que já não cabe mais.
Mediante uma argumentação fluida e bem-estruturada, problemas complexos são trabalhados sem a pretensão de uma universalidade absoluta, mas com firmeza de um discurso consistente. Isso em um cenário em que a diversidade das manifestações de artísticas gera a impressão de impossibilidade de análise de conjunto, de uma queda necessária no relativismo particularista do tudo vale, ou do tudo pode, então, nada podemos afirmar. Todavia, não há nesse caso nenhum tratamento esquemático e casual em que os acontecimentos se ligam ao acaso dos movimentos contínuos e apressados das manifestações artísticas. É justamente o contrário, um vasto arcabouço epistemológico é reunido para construir chão para uma análise que, muitas vezes parece prescindir dele.
Este livro, antes de ser mais uma tentativa de investigação definitiva do cenário artístico contemporâneo, ou de ser a justificação de seu acontecimento, é uma análise filosófica a partir da própria arte, utilizando o universo de ?ferramentas? ou conceitos que lhe são contemporâneos. "1970", em vez de ser uma finalização, é uma constatação e uma abertura instigadora para a necessidade de modificação epistemológica da filosofia, da teoria e da história da arte.

Ficha Ténica

Editora: UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE

Especialidade: ARTES

ISBN: 9788542302127

Páginas: 0356

Ano: 2018

Edição: 1

Encadernação: Capa comum

Entrega para todo o Brasil

Parcele em até 6x sem juros

Compras com Segurança Total